domingo, 29 de maio de 2011

Mercado de Trabalho para o Engenheiro Civil

O campo de trabalho é vasto, mas está relacionado diretamente com a situação econômica do país. Se estivermos passando por uma fase desenvolvimentista, certamente sobra vagas para esse profissional. O engenheiro civil pode trabalhar em escritórios de construção civil, indústrias, empresas construtoras, serviço público, instituições específicas, bancos de desenvolvimento e investimento. Apesar de o mercado de trabalho ser vasto ele também é muito competitivo, para ter mais chances no mercado de trabalho é necessário, além do diploma de engenheiro civil, conhecimentos de finanças, inglês, espanhol, para que possam começar bem na carreira. Sem contar que é preciso que tenha facilidade para raciocínio lógico.

Devemos aproveitar o bom momento do país em relação ao crescimento, o governo dispõe de diversos programas que incentivam o crescimento do país, e ainda contamos com a Copa do Mundo, as olimpíadas. Esse é o grande momento da construção civil, devemos aproveitar e nos especializar para termos o diferencial. Milhares de jovens se formam todos os anos no país mas só aqueles que procuram melhorar, que investem na sua carreira deslancham. Temos que ser esses profissionais no mercado.

A remuneração dos recém-formados fica na faixa dos oitos salários mínimos determinados pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetuta e Agronomia, de São Paulo), mas é comum o engenheiro sênior de boas referências atingir R$ 4.000,00 mensais, e o que chega à área de gerenciamento, R$ 8.000,00. Ou ainda se o engenheiro tiver uma formação sólida ele pode prestar serviços como profissional autônomo. Os bons engenheiros civis trabalham por conta própria.

Um comentário: